O IAB Brasil é a associação responsável por analisar, acompanhar e incentivar o desenvolvimento do mercado digital no país. Segundo dados de pesquisa com 1.500 entrevistados, de 2018 a 2023, o número de brasileiros que acessam a Internet via Smart TV aumentou de 29% para 58%.
O gráfico acima ilustra que as Smart TVs perdem apenas para os celulares no que diz respeito ao acesso à internet. Além disso, os brasileiros passam mais tempo em frente à televisão.
Navegar na Internet pela TV se tornou mais popular
Com a popularidade dos serviços de streaming, cada vez mais brasileiros estão usando Smart TVs para assistir streaming enquanto estão conectados à Internet. Da mesma forma, a pesquisa do IAB Brasil destaca o uso da televisão enquanto os usuários realizam outras tarefas.
Estatísticas de pesquisas mostram que um grande número de pessoas realiza outras tarefas quando a TV está ligada. Destes, 69% acessavam outros aparelhos eletrônicos e 57% realizavam tarefas domésticas com a televisão ligada.
Os usuários também destacam a capacidade de integração com outros dispositivos como uma das principais vantagens da TV. Se pesquisas mostram que os jovens não sabem usar computadores, por outro lado, o IAB Brasil revela como o acesso à Internet em Smart TVs está se tornando mais atrativo para os brasileiros.
É importante ressaltar que os serviços de streaming são a principal fonte de conteúdo dos usuários quando acessam a Internet. A pesquisa destacou que 28% dos 1,5 mil entrevistados possuem de três a seis assinantes de serviços de streaming, como Netflix, Disney Plus e Globoplay.
Como podemos perceber, a forte presença das plataformas de streaming no Brasil fortalece ainda mais o interesse dos usuários pelas telonas. Com o passar dos anos, essa tendência deverá se fortalecer e o acesso à Internet nas Smart TVs estará cada vez mais presente entre os brasileiros.
Navegar na Internet pela TV se tornou mais popular
Com a popularidade dos serviços de streaming, cada vez mais brasileiros estão usando Smart TVs para assistir streaming enquanto estão conectados à Internet. Da mesma forma, a pesquisa do IAB Brasil destaca o uso da televisão enquanto os usuários realizam outras tarefas.
Os usuários também destacam a capacidade de integração com outros dispositivos como uma das principais vantagens da TV. Se pesquisas mostram que os jovens não sabem usar computadores, por outro lado, o IAB Brasil revela como o acesso à Internet em Smart TVs está se tornando mais atrativo para os brasileiros.
É importante ressaltar que os serviços de streaming são a principal fonte de conteúdo dos usuários quando acessam a Internet. A pesquisa destacou que 28% dos 1,5 mil entrevistados possuem de três a seis assinantes de serviços de streaming, como Netflix, Disney Plus e Globoplay.
Como podemos perceber, a forte presença das plataformas de streaming no Brasil fortalece ainda mais o interesse dos usuários pelas telonas. Com o passar dos anos, essa tendência deverá se fortalecer e o acesso à Internet nas Smart TVs estará cada vez mais presente entre os brasileiros.