“Z4” foi a grande aposta do SBT, em parceria com a Disney, para o horário nobre este ano, porém, até o momento a série especial não tem atingido os resultados esperados pela direção das duas casas. Se por um lado, executivos da Disney esperavam um grande fenômeno musical, como foi “Rebelde” e outros grupos musicais que surgiram em programas ou novelas na Televisão Brasil, pelo outro, o SBT esperava índices de audiência equiparados com os de suas tramas infantis, exibidas em sua programação atualmente, nenhuma das duas metas foram alcançadas neste primeiro momento.
Preste à completar um mês no ar, “Z4” tem uma repercussão bem pífia nas redes sociais, e também não caiu nas graças da crítica, que a classificam como uma trama supérflua e bem genérica, o texto fraquíssimo, também chama a atenção (negativamente), no folhetim.
Números consolidados do Kantar Ibope, mostram que a série acumula média de 9,2 pontos em todo o Brasil, resultado abaixo dos dois dígitos esperados pela emissora de Sílvio Santos. Enquanto em sua primeira semana, o folhetim teve 9,8 pontos de média, na semana passada registrou recorde negativo com 8,7 pontos apenas, uma queda de 11% em seus índices. A concorrente RecordTV, viu sua audiência crescer no período, saindo de 6,6 pontos para 7,2 pontos de média.
Apenas em São Paulo; Fortaleza e Goiânia, a série registra médias acima de dois dígitos no Ibope, em outras, como: Vitória e Belo Horizonte, o folhetim soma 9 pontos de média, índices intermediários. A situação anda crítica em outras 10 praças aferidas pelo instituto, como: Salvador; Belém; Campinas e Manaus, onde a série soma apenas 8 pontos de média. Recife; Rio de Janeiro; Curitiba; Distrito Federal e Florianópolis, obtém índices ainda piores: 7 pontos. Porto Alegre continua sendo a pior praças da série, onde obteve 5,9 de média apenas.