A TV Globo demitiu nessa quinta-feira (8) dois jornalistas experientes e consagrados no Rio e em SP. Trata-se de Ari Peixoto e Alberto Gaspar. As informações foram divulgadas pelo site Notícias da TV.
Gaspar trabalhou como repórter, chegou a ser correspondente internacional e trabalhava há 39 anos na emissora. A decisão por sua saída ocorreu nas vésperas de seu 64º aniversário, na próxima quarta-feira (13). Peixoto, de 65 anos, também era repórter, e também foi correspondente internacional. Ele estava na TV Globo há 34 anos.
Ainda segundo informações do Notícias da TV, o clima nas redações da emissora pela saída dos profissionais consagrados foi de “velório”.
A justificativa pela saída seria uma nova onda de corte de custos. Recentemente, a Globo já havia demitido outros profissionais, que contam com salários mais altos. Fernando Saraiva, que estava na emissora há 22 anos, foi um deles. O repórter especial Roberto Paiva também. O produtor Robinson Cerântula foi outro.
O Notícias entrou em contato com os jornalistas demitidos. “Fui ‘desligado’ (essa é a palavra) hoje da TV Globo. Cheguei para trabalhar e fui chamado à sala do diretor, que em minutos me informou da minha demissão”, disse Ari Peixoto, que enviou um e-mail de despedida aos colegas.
Alberto Gaspar também falou com o site e disse ter enviado um texto sobre o ocorrido aos colegas. Além disso, afirmou ter o sentimento de missão cumprida. “Pretendo continuar fazendo o que gosto, e há várias maneiras, para isso. Só não topo qualquer negócio, no mau sentido da expressão. Isso, quem me conhece, já sabe. Tudo pode mudar. A ética da profissão que me deu tanto, na vida, não”, disse.