Começou nesta sexta feira (31), a propaganda eleitoral obrigatória no Rádio e Televisão, e as emissoras de TV Aberta de todo o país tiveram que adequar suas programações, para acomodar os 50 minutos diários de programa eleitoral, divididos na faixa vespertina e horário nobre. Como já era esperado, todas as principais emissoras foram prejudicadas com a mudança, ao todo, cerca de 3,2 milhões de espectadores, somente em São Paulo, abandonaram a TV Aberta entre 20h30 e 20h55, considerando o mesmo dia da semana passada.
A Rede Globo, por exemplo, despencou de 28 para 19 pontos na faixa do horário eleitoral, uma queda de 34% em seus índices de audiência. O SBT, passou de 11 para 6 pontos de média, uma queda de 40% no Ibope. A RecordTV foi a única que se manteve estável, com 9 pontos de média.
Na semana passada, sem horário eleitoral, Globo, SBT, RecordTV, Band, RedeTV, TV Cultura e TV Gazeta, somavam 54,2 pontos de média na Grande São Paulo, agora, com a propaganda obrigatória, esses números caíram para 38,2 pontos. A TV Paga foi a maior beneficiada com o inicio do horário eleitoral, fora dessas obrigações, os canais fechados viram seus índices dispararem de 14,6 pontos para 19,8 pontos na Grande São Paulo, índice bastante expressivo. Ainda na Rede Globo, na faixa vespertina, o “Jornal Hoje” acabou batendo recorde negativo de audiência, ficando com apenas 8 pontos de média, segundo dados preliminares do Kantar Ibope. A segunda parte do “Bom Dia e Cia”, do SBT, também foi prejudicada, ficando com apenas 5 pontos de média.
Na semana passada, sem horário eleitoral, Globo, SBT, RecordTV, Band, RedeTV, TV Cultura e TV Gazeta, somavam 54,2 pontos de média na Grande São Paulo, agora, com a propaganda obrigatória, esses números caíram para 38,2 pontos. A TV Paga foi a maior beneficiada com o inicio do horário eleitoral, fora dessas obrigações, os canais fechados viram seus índices dispararem de 14,6 pontos para 19,8 pontos na Grande São Paulo, índice bastante expressivo. Ainda na Rede Globo, na faixa vespertina, o “Jornal Hoje” acabou batendo recorde negativo de audiência, ficando com apenas 8 pontos de média, segundo dados preliminares do Kantar Ibope. A segunda parte do “Bom Dia e Cia”, do SBT, também foi prejudicada, ficando com apenas 5 pontos de média.